Forgot password?
login to RetroAchievements:
User: 
Pass: 

Conquistas em roms traduzidas.

AuthorMessage

Hyze
Posted: 12 May, 2019 20:06
Last Edit: 12 May, 2019 20:21
Eu sou muito de ficar visitando fórum e ver o que o pessoal está conversando diariamente, e em varias dessas visitas eu me deparo com pessoas perguntando se é possível jogar as versões traduzidas de jogos, e de todas as vezes que eu vi esse tipo de pergunta as repostas foram só "Não da".
Bom, eu to aqui pra dizer que dá sim pra jogar roms traduzidas, porém, isso vai depender do jogo.
Pra explicar isso melhor, vamos entender como que funciona para que o emulador reconheça o seu jogo. Cada arquivo de computador tem um código chamado Hash MD5, que seria meio que um "RG", um código de identificação. Esse código é único para cada arquivo, até mesmo se você mudar 1 bit deste arquivo, o código ira mudar quase que por completo, ou seja, uma identificação única.
Por exemplo, o jogo , ele contém códigos 11 Hash MD5, ou seja, existem por aí 11 Roms deste jogo que são compatíveis com o Retroachievements. Entre essas roms compatíveis 5 delas são de tradução brasileira, 3 são de tradução espanhol, uma é de tradução russa e a principal é a original americana, digamos assim.
Mas então, como que eu faço para saber quais versões são suportadas e também se a minha versão está com o Hash MD5 igual o do site?
Para saber quais Hash o jogo suporta, podemos entrar na pagina do jogo, pelo site Retroachievements, e ao lado superior direito, abaixo da capa do jogo, terá 3 opções (Lembrando que você precisa estar logado para ver essas 3 opções), a primeira é para ver um tópico oficial sobre esse jogo, a segunda opção é para ver as Hash suportadas, e a ultima opção é para abrir tickets sobre esse jogo. (Tickets são como que se fossem reports, para que o desenvolvedor da conquista arrume algum bug sobre uma conquista e coisas do tipo)
Ok, mas agora como que eu vejo se a rom que eu possuo em meu computador é a mesma que o site está requisitando? Para isso você pode procurar vários programas que checam a Hash MD5 do arquivo, eu recomendo o MD5 Checker, é muito leve simples de usar.
Agora vamos ver um exemplo real onde eu me deparo com o mesmo jogo, porém um que está com a Hash MD5 errada, e o outro que está com a identificação correta.
O jogo , possui 21 Hash MD5, e entre elas a correta é esta "9B0F042CFDC5F9E8200B47104A4768A9". Porém, encontrando o mesmo jogo em outra fonte, você encontra esta Hash "D111FC7770E12F67474897AAAD834C0C", ela é bem diferente e o emulador não ira reconhece-la.
EDIT: Bom, eu presumi que a rom não iria ser reconhecida pois ela não está na lista de Hash MD5 compativeis, mas acontece que eu abri a rom diferente e o emulador reconheceu, pode ser que ela não esteja documentada no site mas esteja documentada no sistema deles, nesse caso é bom abrir um ticket e explicar o ocorrido.

Esse foi meu primeiro tópico então talvez não tenha ficado tão bom, e para os que entendem mais do assunto, deixem aí suas complementações nos comentários, acredito que vai ajudar muita gente, valeu.

Hyze
Posted: 12 May, 2019 20:23
Galera, parece que ta tendo um tipo de inconsistência entre o que o tópico oficial diz e o que a pagina de Hash diz, o jogo funciona porém não está documentado nem no tópico e nem na pagina de Hash. E a outra rom funciona também, porém só está documentada no tópico e na pagina não. Nesse caso, verifiquem nas duas paginas se o jogo contém a Hash compatível.

meleu
Posted: 13 May, 2019 02:35

login

login to RetroAchievements:
User: 
Pass: 
or create a new account